CONTATO:

Enviar

NOTÍCIAS

Desvios Posturais

Compartilhar

É visto atualmente a grande incidência de desvios posturais, onde os estudos atuais mostram que estes padrões de postura vêem desde a infância.
A predominância de desvios posturais pode ser devido a maus hábitos adquiridos desde os tempos de escola, onde as crianças fazem o uso de mochilas e materiais muito pesados, a utilização de mesas, de cadeiras desproporcionais ao tamanho delas e a utilização de sapatos inadequados.
Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular A boa postura é o resultado da capacidade que ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados sem desconforto. Para que isso aconteça devemos evitar que aconteçam os desvios posturais. Que são a lordose, cifose, lordose e a escoliose.
A escoliose que é a curvatura lateral da coluna vertebral, a cifose é definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral e a lordose que é o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose.
Portanto, quando alguém cansa em uma fila de cinema, sente desconforto ou dor, se fica muito tempo assistindo TV, ou precisa sair cedo da cama no domingo porque doem as costas, há sintomas de doença postural da coluna vertebral.
Desse modo, o exame postural é a avaliação da posição da coluna vertebral, das relações das suas curvaturas entre si e dos elementos envolvidos na sua harmonia ou desequilíbrio.
O exame postural é parte da avaliação física do aparelho locomotor e deve ser complementado pelo estudo cinético (movimentos) da coluna vertebral para adequada interpretação funcional das queixas ou achados eventualmente encontrados.
Um dos tratamentos com bastante resultado é o uso das palmilhas posturais e ortopédicas que além de corrigir os desvios posturais, reduz o pico de pressão e distribui a força do solo por toda a região plantar, trazendo conforto e reeducação da postura.
Você merece uma boa postura, saúde e bem estar.


Dra Lisiane Chaves Vieira
Fisioterapeuta Crefito: 5/15463 F
Especialista em Acupuntura
Formação em Podoposturologia
Formação em Ergonomia
Especialista em Quiropraxia
Pós Graduanda em Osteopatia

Outras Notícias