CONTATO:

Enviar

NOTÍCIAS

Palmilhas Posturais, Ortopédicas, Proprioceptiva (Podoposturologia)

Compartilhar

Sabe como podemos pisar em um tratamento que proporcionará alinhamento da nossa coluna vertebral, conforto nos nossos pés, na nossa caminhada, entre outros muitos benefícios ?
Usando palmilhas posturais, ortopédicas, esportivas e proprioceptivas. Chama-se podoposturologia o método de correção de desequilíbrios corporais relacionados com a postura e com disfunções ortopédicas que tenham origem nos pés.
A Podoposturologia é uma especialidade onde o Fisioterapeuta estuda as alterações da postura corporal através da análise dos pés. Tem como objetivo a avaliação para promover a correção de variáveis posturais do pé, joelho, quadril e coluna através do uso de palmilha.
O tratamento que tem a reprogramação postural através da palmilha, busca integrar a influencia dos pés na postura.

Indicação do uso da Palmilha:
A indicação do uso da Palmilha é para dores nos pés, dores na planta dos pés, desníveis da coluna, pé cavo, pé plano, pé pronado, pé supinado, esporão de calcâneo, fasceite plantar, metatargias, halux valgo, calosidades, tendinites plantares, neuroma de Morton, diferença de comprimento de membros inferiores, atletas, desportistas, dor no quadril, dor no joelho, dor no tornozelo.

Objetivo da palmilha:
A palmilha é individual, personalizada e tem como objetivo reduzir o pico de pressão e distribuir a força do solo por toda a região plantar, corrigindo os desníveis e centralizando o corpo, trazendo conforto e reeducação da postura e da pisada.

Quem pode usar as palmilhas:
Qualquer pessoa pode fazer uma avaliação postural sem encaminhamento e/ou indicação. Desde crianças até as pessoas da terceira idade as quais apresentam também muitas dores e desconfortos decorrentes do desvio anatômico dos ossos assim como calosidades, tendinites, esporões... Essa avaliação é realizada por fisioterapeutas após criteriosa avaliação dos pés, da parte anatômica e ortopédica e da postura corporal.

Quando a origem das dores está no pé:
Quando a origem das nossas dores e assimetrias encontra-se nos pés, como por exemplo, uma alteração no tipo de pisada, com uma sobrecarga mais para um lado do pé ou para o calcâneo, isso resultará em uma mudança no funcionamento do tornozelo. Como adaptação dessa mudança os joelhos irão se sobrecarregar para compensar a alteração do tornozelo, o quadril e a pelve por sua vez irão se sobrecarregar pela alteração existente no joelho, e assim sucessivamente, até chegar à coluna vertebral, uma estrutura ou articulação no corpo não conseguirá se adaptar ao estimulo errado e irá provocar sintomas.

Ação da palmilha:
As correções dos estímulos através da palmilha são feitos com peças confeccionadas em EVA e espuma com densidades e espessuras diferentes, que dependendo de cada caso serão inseridos na palmilha. Esta palmilha então é adaptada ao pé do paciente através do processo de termocolagem posteriormente termomoldagem, que favorece o maior contato da palmilha com os pés e facilita assim a captação dos estímulos pelo sistema nervoso. A palmilha é desenhada, recortada, colada, lixada, totalmente individual e personalizada. Essas peças de EVA fornecem informações ao sistema nervoso e como resposta o corpo produz um equilíbrio através da reação reflexa dos músculos com isso a ação da palmilha é corrigir as assimetrias posturais, nivelando a pelve, diminuindo a torção do tronco, aliviando a dor nos pés, contribuindo para a melhora da congruência das articulações amenizando a sobrecarga principalmente na coluna vertebral.
A palmilha termomoldada possui uma ação mecânica importante na medida em que o aumento da superfície de apoio plantar diminui a pressão em centímetros quadrados. Sendo assim, favorece de forma notável no alívio das metatarsalgias e talalgias mecânicas, no indivíduo com sobrecarga ponderal ou em um pé com uma superfície de apoio reduzida, a palmilha termomoldada proporciona o aumento da superfície de apoio e contribui no conforto. Os pés são nossa base de sustentação e nossa mola propulsora para o deslocamento, daí sua importância global.
As palmilhas termomoldadas ou termoformadas utilizam um conceito novo. Em relação à palmilha clássica, ela é mais fina, leve, macia e flexível. Os elementos e barras (relevos) são mais finos, menos traumatizantes e mais fáceis de limpar. Estas palmilhas são adaptáveis ao calçados esportivos e sociais.

Onde encontrar?
Agora em Novo Hamburgo as palmilhas posturais têm nome chama-se Palmílis é a marca criada pela proprietária da Pronto Fisio-Fisioterapia com Especialidades Dra Lisiane Chaves Vieira, fisioterapeuta, que trabalha há quatro anos com a Podoposturologia, atendendo desde crianças até pacientes da terceira idade os quais estão se beneficiando desse método de correção das disfunções ortopédicas e posturais. Ao longo desses anos os pacientes estão livrando-se das suas dores, realizando um alinhamento da sua postura e com isso a propriocepção acontece gerando benefícios neuro-musculares-ortopédicos.
Você merece esse conforto!


Dra Lisiane Chaves Vieira
Fisioterapeuta Crefito: 5/15463 F
Especialista em Acupuntura
Formação em Podoposturologia
Formação em Ergonomia
Especialista em Quiropraxia
Pós Graduanda em Osteopatia

Outras Notícias